15 de abr. de 2010

Corrida inversa

1 ¶ E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. (Jonas 1: 1-3) 


                                   Gosto muito deste texto. Percebo nesta leitura algo muito comum no ser humano. Somos cheios de desculpas e farsas para fazermos aquilo que justificamos como “correto” ou mesmo como necessário. Jonas foi um profeta, homem como eu e você.Com desejos, vontades, sofrimentos, alegrias. Neste texto Deus dá uma ordem para Jonas, mas o mesmo  sai correndo no caminho inverso que Deus o mandara. Deus fala vai para Nínive e ele corre para Társis, acreditando que poderia se esconder de Deus. Infelizmente achamos tantas desculpas para nossas culpas. Em nome de “não me coloco mais culpa” muitos têm fugido da sua responsabilidade diante de Deus. Nos atemos à tantas picuinhas, coisinhas, e deixamos de fazer o necessário. Será que Jonas não tinha razões para fugir????? Será que hoje Jonas não seria tratado como um “pastor” coitado que fora violentado pela frustração, pela traição e por isso pobrezinho tinha motivos para tal fuga? Pois bem, Deus não olhou assim não!!!! Ele desobedeceu e a tempestade aconteceu!!!!! Jonas por conta de tudo isso, onde foi parar???? - Jonas1: 17 Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. Ali não deve ter sido nada fácil. Deve ter sido sufocante, irritante, solitário, escuro. Foi um período de lastimável sofrimento. Talvez seja um momento pessoal e intransferível. Jonas precisou passar, talvez você teve e tenha que passar. 


Deus tem chamado para onde???? 
Cuidado, não pegue o rumo errado!!!
Ouça a voz do Mestre!!!!!!

5 comentários:

  1. Oi Ale.
    Ótima reflexão.
    Tenho procurado estar onde Deus quer que eu esteja.
    Durante a minha caminhada tenho realizado algumas coisas para o Senhor; algumas vezes fui tentado a me acomodar e pegar o rumo errado.
    Algumas vezes fui tentado a pensar como Jonas e dizer: O Senhor é misericordioso, eu não vou me desgastar indo atrás de pecadores, no fim o Senhor realizará mesmo a Sua vontade!
    Mas não!
    Devo assumir a responsabilidade daquilo que o Senhor quer que "eu" faça.
    Muitas e muitas vezes o trabalho é árduo, mas não devo transferir para outro aquilo que Deus quer que seja feito por mim.
    Uma coisa eu sei, O Senhor reserva muitas e gratas surpresas para todo aquele que se dispõe a obedece-lo.
    Neste intuito de sermos úteis temos a convicção de que o Senhor é conosco.
    Amém!

    ResponderExcluir
  2. eu nem li ainda, mas vou dar uma lida. cheguei ao teu blog pois tem o mesmo nome do meu.

    http://thiagopx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Na história de Jonas podemos perceber que ele era impiedoso com os pecadores, para ele, Nínive deveria, sem nenhuma chance, ser destruída. Deus, ao contrário, queria salvá-la, tanto é que determinou que um mensageiro fosse até lá chamá-la ao arrependimento. Mas Jonas, sem nenhuma clemência, já havia julgado e condenado aquela miserável cidade. Ele não admitia que Deus fosse tão bom com aqueles pecadores, tanto é que fugiu. A misericórdia de Deus é infinita, imcompeensível, ela mexe com a nossa inteligência.

    ResponderExcluir
  4. A paz,
    Passei pra dar uma olhada e gostei muito do blog.
    Já estou seguindo.
    Se der, dá uma olhada lá no "O Pastor".

    ResponderExcluir
  5. Oi Alessandra! Gostei do assunto, ainda mais porque fala de corrida. Kkkkkk. É interessante notar que Jonas paga a passagem para desobedecer e além de dinheiro perde tempo e se desgasta a toa. Sempre que desobedecemos nos desgastamos e perdemos a energia que deveria ser usada para o trabalho do Senhor. Mas, glórias ao Senhor quando nos dá uma segunda chance.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Podem comentar...eu fico feliz!!!!!!!!!