19 de out. de 2009

Ética: defesa cega











            Buscando algumas conceitos à respeito de ética observei esses comentário e os achei bem interessante.

            “ DEFINIÇÃO 1: Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade         DEFINIÇÃO 2: Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.

 OBSERVAÇÕES
1.- É ciência: Tem (a) objeto de estudo (a moral, moral positiva, o bem), (b) leis e método próprio;

2.- Etimologia: ethos (grego) = costumes {(mos, mores (latim)--> moral)};

 3.- Moral: É um dos aspectos do comportamento humano;
*(Outros: jurídico, social, alimentar, etc.)
*É um conjunto de regras de comportamento próprias de uma cultura.

 4.- A ética vai além da moral: procura os princípios fundamentais do comportamento
humano (J. R. Nalin)”

       Estou um pouco farta no meio evangélico que hoje alguns têm usado em nome da ética o simples fato de encobrir mentiras, encobrir erros afinal é uma questão de ética. Percebi que existe uma “classe” no nosso meio evangélico  que está  me decepcionando cada vez mais que  diz ser chamado para amar, cuidar, zelar, mas assim...pode ver morrendo, mas se ele for amigo do algoz, em nome da ética ele diz: MORRA MEU FILHO, TALVEZ O ERRO SEJA TEU...FAZ ASSIM...AGUENTA E NÃO ESQUECE DE LEVAR SEU DÍZIMO HEIN....DEPOIS, QUANDO VOCÊ ESTIVER JÁ CEGO, ALEJADO, CAOLHO, GAGO A GENTE VÊ O QUE FAZ....AFINAL SEU SUPERIOR É MEU COMPANHEIRO DE CONVENÇÃO, ASSOCIAÇÃO, METEÇÃO DE MÃO SEI LÁ O QUE, NÃO QUERO PROBLEMAS COM ELE....e dá um tapinha nas suas costas e sai...ah, mas a gente qualquer hora vai tomar um cafezinho meu filho!









                                                                                                         


                                                                                                                                                           



                       
                Ética é algo que claro tem sido usada de forma errada, sem cabimento. Eu não queria falar, mas eu vou escrever então (risos). Uma vez eu estava em minha casa e recebi um telefonema. Na hora meu estômago até doeu, porque eu sabia que ia sobrar pra mim. Uma pessoa da minha convivência me ligou porque uma irmã não estava nada bem. Morava até relativamente perto de nós e que queria uma oração. Ela por nos conhecer antes de dúzias e doses (porque só tomando mesmo  um gole que dava para agüentar) havia uma amizade. Eu já sabia que não iria poder fazer nada, mas liguei e pedi autorização. Claro que fui impedida pois ela já tinha uma responsável por ela e isso seria “invasão” pois não somos reino e sim tribo. Isso me deixou bem triste e enfim essa irmã acabou indo embora. Não que eu fosse resolver alguma coisa, mas...esse tipo de postura para não “magoar” um líder matamos uma ovelha.

                                                                                                
  




”Cristo pagou um preço muito alto por cada ser humano”
            

     Hoje uns e alguns preferem ao invés de falar de si mesmos, dos seu “podres”, entrar nos gabinetes e falar dos outros. O pior de tudo é que eles acham quem os ouve. Eles morrem de pena uns dos outros, só sabem dizer que foram traídos, mas nunca contam o que fizeram. Eu estou para ver essa cena, onde um líder irá reconhecer que errou. Pastor hoje é sinônimo de vida boa. Muitos tem optado para essa “profissão”  por preguiça de estudar, levantar cedo e pegar duro. Mas deixo claro que existem pastores sérios. Um exemplo que registro aqui é Enéas Tognini. Um homem íntegro. Não só ele, lógico. Muitos pastores que usam relógios importados, roupas elegantes, não têm dinheiro para pagar suas contas. Mas em nome de uma ética não pódem sair dos seus pedestais, senão vão achar que ele fracassou. Pastores que amam tanto a ética estão com seus nomes no SPC Serasa. A ética é somente só vale até onde o interesse impera. Pastores que devem para os membros, pastores que tratam suas famílias com descaso. Em nome da ética santa não se misturam não é mesmo? Onde vamos parar? Pelo amor de Deus!!!!
   

                   




Esse é o verdadeiro sentido do Evangelho. ”As boas Novas da Salvação” Para isso fomos chamados para levar a palavras aos cativos, aos feridos de alma, aos doentes, aos pobres e necessitados. Para isso só é preciso amar sem cobrar nada em troca.
    



3 comentários:

  1. Infelizmente todas estas coisas que você escreveu fazem parte dessa estrutura chamada igreja. As coisas que ficamos sabendo nos causam nojo. Tem uma irmã que o genro dela é pastor de uma igreja batista; ela já vinha denunciando que a filha dela sofria maus tratos, mas os figurões encobriam e não tomaram providências.
    Ele acabou adulterando com uma jovem da igreja e mesmo assim eles não tiraram esse camarada do pastorado. Encobriram tudo em nome da ética, usaram de todos os artifícios para manobrar as opiniões e protege-lo, fizeram tudo para esconder da igreja e deixaram a nível de diretoria. Uma infinidade de atitudes dos infernos são cometidas por pastores e líderes e eles se protegem. Quando as pessoas simples do povo cometem algum deslize, lá vem eles com os seus discursos hipócritas para massacrar os pecadores. Muitas injustiças tem sido cometidas pelos figurões, pelos protegidos e afins.
    Você deu alguns exemplos aí, são coisas que ferem a verdadeira ética, mas devemos ficar com o que Jesus disse: Não é toda a pessoa que me chama de Senhor, Senhor que entrará no Reino do céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai .
    Ótimo post !

    ResponderExcluir
  2. Lisura e transparência não existem nesse mundo nojento da ética tendenciosa. Pessoas como nós, que tinhamos até mesmo uma certa inocência em relação as pessoas, acreditávamos que a sinceridade nas amizades, nos irmãos principalmente, seria algo dito e certo, mas quanta decepção. Está escrito que Jesus não confiava nos homens porque conhecia o gênero humano, penso que é uma lição pra nós também. Jesus se relacionava com as pessoas, fazia o que era certo, mas sabia que até mesmo os que lhe eram mais próximos iriam traí-lo e abandoná-lo.
    Nós estamos aprendendo a enchergar de uma forma mais realista. O Senhor disse que mais bem-aventurado é dar do que receber. Em nosso contexto de vida devemos ajudar as pessoas a compreender que a ética de Deus é o amor ao próximo, e que esse amor respeita e pede respeito. A verdadeira ética age com sabedoria e imparcialidade.
    Parabéns pelo tema.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelos comentários...
    Vejo que não só eu penso assim
    o problema é que estamos vivendo isso, eu mesma já vi coisa demais...

    Mas obrigado mesmo pelo comentário...

    abraços

    ResponderExcluir

Podem comentar...eu fico feliz!!!!!!!!!